Bordados em destaque

Aprenda a Bordar - Tipos de Bordado

aprenda a bordar, tipos de bordados


Quero mostrar diferentes tipos de bordados para você ter mais conhecimento acerca do mundo do bordado.



Bordado aberto: ponto bordado em orifícios arredondados e demarcados com alinhavos. O arremate é feito com um ponto apertado.
Bordado como Aplicação: bordado que é feito com aplicação de materiais diversos e não na trama do tecido. A aplicação de pedrarias é considerada como bordado de aplicação.
Bordado Boa noite: técnica semelhante ao bordado labirinto. Desfia-se o tecido em alguns pontos, esticando a área a ser trabalhada com a ajuda de um bastidor ou grade. Utilizam-se agulha e linha para unir os fios e assim criar o bordado.

Bordado Casa de Abelha: É um ponto de costura ou de dobradura de tecido imitando uma casa de abelha.
Bordado Cheio (Ponto Cheio): Este bordado implica num matizado básico, onde necessita de enchimento de linha ou algodão. Pode ser trabalhado da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita. O número de fios sobre os quais os pontos são trabalhados depende do efeito desejado.

Bordado Corrente ou Cadeia (Ponto Corrente ou Cadeia): Bordado decorativo em forma de corrente, muito usado para o contorno de outros bordados.
Bordado Ponto Cruz: Bordado com ponto imitando pequena cruz e que permite a contagem de fios quando agrupados, formando um desenho. É conhecido também como ponto de marca e bordado de fio contado.

Bordado Filé: Bordado com técnica elaborada a partir de uma rede tecida em linhas de algodão, presa por pregos a uma peça de madeira (quadrado ou retângulo), sendo traçados os pontos com agulha de mão. O bordado filé simples é feito numa rede de nó tecida a mão e o bordado filé normal utiliza a rede de nó como suporte para o próprio bordado.

Bordado Hardanger: Bordado feito sobre um tecido de fios iguais, semelhantes ao Rendendê. O ponto básico para esse bordado é o ponto cheio e é feito em blocos compostos de um número ímpar de pontos. Quando finalizados os blocos, corta-se os fios do tecido desfiado, se necessário. Os fios soltos do desfiado são cobertos com pontos enrolados ou cerzidos para formar barras ao redor do trabalho.

Bordado Inglês: Bordado em tiras de tecido (de algodão, organdi etc.) com um dos lados terminado por festonados e bordados cheios ou vazados, geralmente do mesmo tom do tecido.

Bordado Matiz: Bordado que tem a forma do Ponto Cheio, geralmente usado para preencher um desenho considerado grande ou irregular. Também é usado para dar o efeito sombreado na peça. Na primeira carreira os pontos são alternadamente longos e curtos e bem unidos para seguir o contorno do desenho. Os pontos das carreiras seguintes são arrumados buscando criar uma superfície uniforme e macia.

Bordado ponto caseado ou festonê: Bordado que possui pontos de laçada, feito da direita para a esquerda, a fim de estarem bem firme ao abrir as casas.
Bordado Rendendê  (Renda de dedo ou rendendepe): São pontos bordados sobre o linho (preferencial) e preso em um bastidor. Após executado,, é recortado com tesoura para retirada do centro do bordado ou das partes do tecido que não foram cobertas pela linha. Utiliza-se pontos cheios e abertos formando desenhos geométricos.

Bordado reto (Ponto Reto): São pontos individuais e espaçados, executados de modo regular e irregular. Os pontos variam de tamanho e não devem ser muito longos nem muito frouxos. Esse bordado pode ser feito também em tecidos de fios iguais.

Bordado Richelieu: Bordados sobre tecido preso sobre almofada e um papel com o desenho que será bordado. Pode ser executado à mão ou à máquina de pedal com o auxílio de um bastidor. Utiliza-se um ponto básico e outro ponto casado bem próximo um do outro. Depois de feito, recorta-se os lugares desejados, criando formas vazadas.

Bordado Rococó: Bordado em sequência de pontos sobre o tecido em torno de uma agulha. A agulha é introduzida por várias vezes no mesmo lugar. Com o auxílio de uma agulha de fundo pequeno que permita a passagem através da linha enrolada, puxa-se a linha até obter o ponto rococó desejado.

Bordado Russo: O Bordado Russo (ponto russo) é uma técnica bordada em alto relevo, feita com uma agulha especial, um bastidor e tecido.

Bordado Sombra (Ponto atrás duplo): O bordado Sombra é feito em tecido fino e transparente. Pode ser feito tanto do lado direito quanto do lado avesso, com pequenos pontos atrás, alternadamente.

Bordado Vagonite: Bordado em tecido com textura do tipo tabuleiro em relevo, ou em tecido étamine, onde a agulha desliza sob a trama que está mais aparente, sem atravessar o seu avesso. Os pontos podem ser realizados da direita para a esquerda ou vice-versa.




❤️ Conta pra gente: O que você achou desse artigo?

💬 Sua opinião é importante para nós!

Veja mais gráficos de Bordado Ponto Cruz



Comentários