Bordados em destaque

Bordado Ponto Russo com agulha mágica

O bordado em ponto russo é uma técnica de bordar com agulha oca ou agulha mágica e é muito antiga. Facilita a criação de lindos bordados. Conheça mais do ponto russo.

O bordado com uma agulha oca é mais rápido que o bordado convencional, não precisamos passar a agulha pelo tecido, apenas perfurá-lo. Para este tipo de bordado, você só precisa de uma agulha oca , tecido , fios e tambor de bordar adequados . Normalmente, motivos menores são bordados, para que o trabalho em andamento não ocupe muito espaço.

Ponto Russo, Bordado com agulha oca, agulha mágica

Para este tipo de bordado russo, precisaremos de uma agulha especial chamada de agulha oca ou agulha mágica.
Ela é chamada Oca porque o fio é guiado através de um túnel dentro da agulha. A agulha tem o formato de uma caneta mais grossa com um cabo de plástico ou madeira.

Agulha oca para bordado russo, agulha mágica.

Instruções de bordado de agulha oca (agulha mágica)

O bordado com uma agulha oca é típico do som produzido quando a agulha do fio é empurrada através do tecido. Uma condição prévia para o sucesso é que o tecido seja firmemente desligado no tambor de bordar. Ao empurrar o fio através do tecido, formam-se laços que vão moldando a imagem bordada.

Agulha para Bordado Ponto Russo

Bordar somente com tecido esticado em bastidor.
Atenção: usar espessura de fio compatível com a agulha (que corra livremente dentro da agulha).

Identificando o número da agulha mágica para bordar:

  • Nº10 = 02 fios de linha mouliné
  • Nº12 = 03 fios de linha mouliné
  • Nº14 = Linha torçal
  • Nº16 = Linha Cléa
  • Nº18 = Linha Anne
  • Nº20 = Lã bebê
  • Nº25 = Lã bebê
  • Nº30 = Lã


Antes de começar a bordar, escolha um padrão adequado e redesenhe no tecido. Você pode usar algum método que também é usado para bordados clássicos.

aro para bordado russo, agulha oca

Como enfiar a agulha oca

Cada agulha oca é fornecida com um enfiador de linha especial, sem o qual a agulha é muito difícil de enfiar. Passe o passador de linha da agulha para a parte traseira da alça. Prenda o fio ao passador de linha e puxe o passador de volta pelo orifício da agulha. Em seguida, puxe o fio pelo enfiador de linha através do pequeno orifício na parte superior da agulha.

O princípio do loop

loop técnica agulha oca

loop técnica agulha mágica

Fixe o tecido firmemente no aro de bordado e comece a bordar. 
Perfure o tecido com uma agulha oca, de forma a sobressair cerca de 1 cm do outro lado, mantendo a agulha perpendicular ao tecido. Coloque a agulha de volta no mesmo orifício. Fure bem ao lado para fazer outro loop, etc.

Primeiro, borde as áreas menores - primeiro o contorno e depois gradualmente preenchendo o interior (de preferência em torno do perímetro da linha anterior em direção ao centro da área).

Borde segurando a agulha oca perpendicular ao tecido. Sempre trabalhe na parte de trás do padrão, os laços são formados do outro lado. Empurre a agulha para perfurar o tecido e empurre-a para o outro lado, que também puxa o fio. O som típico sempre é ouvido quando o tecido é perfurado. Puxe a agulha de volta (pelo mesmo orifício), do outro lado do tecido, criando um laço. O orifício no tecido é fechado puxando a agulha, mantendo o laço no lugar. Se as alças estiverem soltas e fáceis de puxar, há um erro no tecido que deve ser muito fino.

Repita esse processo de bordado. Ao criar um loop, afaste um pouco a agulha e faça um novo orifício no tecido para criar um novo loop.

Se você precisar substituir o fio por outra cor, puxe a agulha no verso, corte o fio e prenda-o com cola. Não puxe o fio de forma alguma, porque você pode desatar todos os laços!



❤️ Conta pra gente: O que você achou desse artigo?

💬 Sua opinião é importante para nós!

Veja mais gráficos de Bordado Ponto Cruz



Comentários